20 de mai. de 2011

Pedra histórica de 1583 é retirada do mar em Florianópolis

Pesquisadores que trabalham em um sítio arqueológico na Baía Sul da capital catarinense a 6 anos, retiraram do fundo do mar nesta quinta-feira, 23, uma pedra histórica com cerca de 800 quilos, na qual está esculpido o escudo das armas da Espanha. A seguir serão retirados um canhão de bronze que pode ser um dos mais antigos do mundo, armas reais e uma pedra triangular com inscrições em latin citando o rei Felipe II da Espanha.

Pedra histórica
com o escudo espanhol
datado de 1583
Uma extensa área está sendo explorada no local, entre as praias de Naufragados, Ponta dos Papagaios, Praia do Sonho e Pântano do Sul onde entre os séculos XV e XVI era um ponto estratégico de abastecimento para navegadores. “As embarcações que naufragaram seguiam para o Estreito de Magalhães, no Chile (uma passagem navegável ao sul da América do Sul). Tinham um projeto audacioso para a construção de duas fortalezas”, conta Gabriel Corrêa responsável pela exploração.

O capitão Claudio Lisboa, da Capitania dos Portos de Santa Catarina, explica que a pedra retirada está sob a responsabilidade da União e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Depois do trabalho de restauração será feita uma avaliação do local em que a pedra deverá ficar para exposição. “Será feito o levantamento do valor histórico e depois será avaliada uma instituição que tenha condições de manter a peça”, ressalta. “Acredito que a peça deve ficar no Estado”, comenta o secretário executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortis.

Para a coordenadora de Arqueologia da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) “a descoberta vai começar a descrever a história de ocupação no Estado”. A universidade fará todo o trabalho de dessalinização e higienização da peça.

O diretor de operações de mergulho, Ney Mund Filho, avalia que a peça é somente “a ponta de um Iceberg. Ninguém fez a inserção na parte coberta, acreditamos que tem muito mais coisas lá”, disse. “Com esta peça facilita a comprovação dos naufrágios”, completa.
 
Fonte: Notícias do Dia

17 de mai. de 2011

Combustível - Mapa interativo com preços praticados em todo país.

Gasolina mais barata ? Agora ficou mais fácil de encontrar.

Uma super dica para você.
O site Preços do Combustível, atualizado semanalmente com dados fornecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), permite que você consulte o preço praticado pelos postos na comodidade de sua casa ou escritório.

Através de um mapa interativo, você pode consultar o preço nos diversos  postos da sua cidade, antes mesmo de sair de casa. É muito fácil:  basta digitar o nome da cidade no canal de pesquisa e depois filtrar por bairros.

Aproveite o serviço que é gratuíto e compare os preços que estão sendo praticados nas diversas regiões do  país.


Confirme com o posto se o preço continua aquele antes de se dirigir até ele.  Mesmo o site sendo atualizado, sempre pode ocorrer uma mudança imprevista nos preços. 

Acesse o site: Preço dos Combustíveis

16 de mai. de 2011

JOVEM SURDA E MUDA PROCURA POR SUA FAMÍLIA

  Onde está minha família?

Amigos essa jovem apareceu aqui em Mossoró +ou- em fevereiro de 2003 ela é SURDA MUDA a relatos de que ela veio em caminhão e ela é analfabeta e não sabe falar de onde veio, só que era de um lugar frio e trabalhava com colheita de café e pelo que entendemos ela é da BAHIA.



Nome: Ela diz chamar-se Maria de Fátima, (não se sabe se é real)
Local onde se encontra: Mossoró, RN
Altura: mais ou menos 1:68
Cor negra, cabelo crespo e negro.
Informações enviada por Gladstone Noronha, amigo.

   grato:  gladstone noronha  
Informações enviar para contatodesaparecidos@gmail.com
Fonte: Desaparecidos do Brasil